Ariane Nascimento Silva, Psicóloga Clínica

Bio

Olá, como vai?

Eu sou Ariane, mas você pode me chamar de Ari 🙂

Mas, trabalho, principalmente, realizando atendimentos na modalidade da Terapia online (psicoterapia).

 

Atendendo uma diversidade de demandas de pessoas de múltiplas identidades de gênero,  étnico-raciais e sexualidades. 

Contudo, meu foco é capturado por particularidades biopsicossociais de corpos endossexuais ou intersexuais — indígenas, pretas, pardas, bi/panssexuais — diagnosticados com:

  • Depressão ou Bipolaridade
  • TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
  • Transtornos de Personalidade com Instabilidade Emocional (Tipo Borderline e Impulsivo).

 

Eu tenho feito isso, experimentando a Encruzanálise, com foco em estudos sobre corpo, identidades – étnico-raciais e de gênero – relações e sexualidades, atravessada por cosmopercepções africanas e indígenas de Abya Yala, ancorada em éticas  e políticas contracoloniais: antirracistas, antiLGBT+fóbicas, etc

 

A Encruzanálise é uma proposta que surgiu na Dissertação de Mestrado em Psicologia de Deivison Warlla Miranda – Encruzanálise: clínica das encruzilhadas com subjetividades periféricas, 2023. Em linhas gerais, trata-se de um modo de operar conceitos-ferramentas das esquizoanálises num ethos clínico que parte das epistemoloGiras das encruzilhadas, com diagramas praticados pelo autor-pesquisador (e não só).

 

Como eu realizo os atendimentos?

Como eu resido em Sorocaba (SP), é daqui que eu realizo atendimentos online ou em consultório na Vila Trujillo, com pessoas adultas ou adolescentes (+14 anos). 

A frequência dos atendimentos podem variar de acordo com a demanda de cada caso. Eu, por exemplo, venho realizando consultas pontuais voltadas às questões cotidianas e bem específicas, e consultas quinzenais e semanais no caso de necessidade de acompanhamento psicoterapêutico individual ou psicoterapia em dupla ou trio –  com foco em relações romântico-sexuais, negócios, família e amizades (até 3 pessoas).

Para mais informações confira aqui.

Processos de formação:

Sou graduada em psicologia, pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista em Sorocaba (2019), e mestre inter/transdisciplinar em Estudos da Condição Humana pelo Programa de Pós-Graduação da UFSCar campus Sorocaba (2024). 

Neste processo, até chegar em 2020, como psicóloga clínica graduada e registrada (CRP 06/158452), eu já havia realizado oficinas no campo da arte e da cultura e no campo da psicologia em grupo na modalidade das Oficinas de Criatividade, quando eu ainda era estagiária do último ano da graduação em psicologia. 

Ariane Nascimento Silva em Oficina de Fotografia com Mulheres na Terceira Idade em Sorocaba
Foto: Ariane Nascimento Silva em Oficina de Fotografia com Mulheres na Terceira Idade em Sorocaba (São Paulo) Fonte: Aline Manzino (2019)

 

A princípio, atuei por 2 anos na ATS – Associação Transgêneros de Sorocaba (2019-2021). Inicialmente, como estagiária, posteriormente como psicóloga clínica voluntária, sob a orientação do Mestre Gelberton Vieira Rodrigues – mestre em Educação Sexual (UNESP), psicanalista e psicólogo. 

Graças aos meus encontros com a Doutora e Psicóloga Raíssa Éris Grimm, em múltiplos territórios da web, em 2022, eu me aproximei da Esquizoanálise: um conjunto de práticas e saberes transdisciplinares, que surgiram em um contexto de crítica mais profunda à psicanálise, como uma caixa de ferramentas para intervenção clínica e social. 

Na ocasião, eu também passei a me encontrar – online – com o Mestre Deivison Miranda, psicólogo e supervisor clínico, por meio do Laboratório Esquizoanálise e(m) Diásporas, e pude assistir o encerramento da dissertação Encruzanálise: clínica das encruzilhadas com subjetividades periféricas (2023). 

Desde a sua publicação, venho experimentando a encruzanálise: foco nos usos dos  conceitos-ferramentas das esquizoanálises em um ethos clínico que parte das epistemoloGiras das encruzilhadas, com diagramas propostos por Deivison Warla Miranda (e não só). 

Enfim, atualmente, integro o Dembwa – Coletivo de Psicólogas Pretas em Sorocaba (2020-atual), bem como, o Laboratório de Esquizoanálise e(m) Diáspora (desde mar/2022-atual) – uma articulação independente idealizada e orientada por Deivison Warlla Miranda Sales e Henrique Almeida Silva Galrão.

Percursos pontuais

Curso Letramento Antirracista e Decolonial na Clínica Psicoterapêutica

2025 – 2025 | Coletiva Encruzilhadas

Encruzanálise – Clínica e EpistemoloGiras das encruzilhadas

2025 – 2025 | Clinâmen Psicologia | Com Deivison Warlla Miranda

Formação em Adolescência Contemporânea

2024 – 2025 | Com Renata Camargo 

Caixa de Ferramentas das Clínicas Esquizoanalíticas

2024 – 2024 | Clinâmen Psicologia | Com Deivison Warlla Miranda

Teoria de Campo em Gestalt-terapia

2022 – 2022 | Corpo Oralidades | Com Lívia Arrelias 

Fundamentos da Clínica na Contemporaneidade

2021 – 2022 | Clinâmen Psicologia  | Com Deivison Warlla Miranda e Céu Cavalcante 

Dissidências Gestálticas

2021 – 2021 | Instituto de Gestalt-terapia de Roraima 

Introdução à Gestalt-terapia

2020 – 2020 | Diálogos – Psicologia Clínica e Centro de Desenvolvimento de Pessoas

Corpo na teoria e clínica da Gestalt-terapia

2020 – 2020 | Instituto Configuração | Mônica Botelho Alvim