Você sente que não é hétero e nem homo?
Mas ainda tenta nomear a sua orientação sexual entre uma e outra?
Com a falta de informação e a ausência de contato com outras pessoas bi+, você pode sentir dificuldade em nomear a sua orientação sexual. Isso acontece, porque os outros agem como se a bissexualidade fosse uma fase, como se a bissexualidade não existisse. Essa deslegitimação da nossa sexualidade, produz certa confusão e gera sofrimentos psíquicos.
Então, caso você fique ansiosa, sinta culpa e pense de modo obsessivo sobre possibilidades catastróficas se for “descoberta”, quando percebe a sua atração por pessoas de identidade de gênero distintas: você está experienciando confusões mentais decorrentes da deslegitimação da bissexualidade, ou seja, você está sofrendo os efeitos da bifobia.
Por isso, pode ser importante investigar essa confusão, considerando que, talvez você esteja trazendo para si uma energia que deveria ser dirigida ao meio no qual você está inserida. Pois, reconhecer e nomear essa experiência possibilita transformá-la em outra coisa, seja força, conhecimento ou ação (Audre Lorde).
Caso você esteja presa nesta “confusão”, a terapia com alguém que entenda sobre as particularidades das orientações sexuais, e as formas de determinação e dominação da sexualidade, também pode te ajudar.
Mande uma mensagem para saber mais. Não posso dizer se você é bissexual ou não, muito menos, te dar um caminho, mas espero possibilitar o reconhecimento de caminhos que se abrem a partir de você mesma, o que pode resultar no reconhecimento da bissexualidade, ou não.
Caso tenha interesse em dar continuidade a esta conversa e iniciar um processo psicoterapêutico, mande uma mensagem para saber mais.
Ariane Nascimento Silva
Psicóloga Clínica – CRP 06/158452